Desafios e soluções para se manter a saúde mental em tempos de pandemia.

Muitos negligenciam a sua própria saúde mental em diversos aspectos, na realidade, são poucos os que procuram ajuda. Durante a pandemia, a saúde mental chamou a atenção das pessoas para saber que é algo muito sério.

Infelizmente muitos que possuem problemas mentais acabam por se transformar em vítimas de suas próprias doenças, em muitos casos são estigmatizadas e discriminadas por todos à sua volta.

Neste aspecto, a pandemia revelou algo oculto para muitos, algo que não é possível mais ignorar, são alguns sinais que se apresentam de que é preciso buscar ajuda para realizar um tratamento preventivo e responsável.

Afinal, quais são os desafios da saúde mental em tempos de pandemia?

Muitos até ignoram, mas por trás da pandemia, há uma epidemia oculta que nos assombra, pois o isolamento social, algumas perdas ou outros males, causaram transtornos psicológicos que trouxeram danos à saúde.

Em algum momento da pandemia, todos passamos por algum incômodo, frustração, ansiedade, medo etc. Certamente são muitos desafios que se apresentaram em tão pouco tempo.

Tanto o estresse quanto o medo podem trazer graves riscos para a nossa saúde mental, ocasionando diversos transtornos, principalmente a ansiedade e a depressão, além de outros problemas que também podem surgir.

Muitos precisaram trabalhar em home office para conseguir manter seus empregos, mas nem todos conseguiram se adequar a este modelo de trabalho, além de ter que lidar com o trabalho, precisam lidar com a família, perdas etc.

Ainda bem que muitas empresas perceberam essa necessidade e aos poucos estão adotando o modelo híbrido, que é um pouco presencial e um pouco home office a fim de evitar mais transtornos por conta do isolamento social. 

Afinal, existem soluções eficazes para a manutenção da saúde mental?

Apesar de tantos desafios, precisamos de soluções eficazes para a manutenção da nossa sanidade, portanto, para cada questão difícil apresentaremos algumas soluções, são elas:

  1. Interação pelas redes sociais – As redes sociais podem ser muito úteis para amenizar a solidão, mesmo distanciados fisicamente, podemos manter nossos entes queridos perto por meio delas.
  1. Evite manter controle sobre tudo – Conforme o filósofo grego Epiteto: “Devemos focar toda a nossa atenção no que podemos mudar!”. De fato, nem tudo está sob nosso controle, por isso só podemos fazer algo que esteja ao nosso alcance.  
  1. Promova diálogo para resolver a situação – Muitos conflitos, inclusive familiares, se apresentaram por conta do isolamento social, a solução será sempre a conversa para tentar resolver todas as questões pendentes.
  1. Força para superar as perdas – A dor da perda se torna mais insuportável, principalmente por não ser possível dizer adeus a quem se ama. A solução é buscar consolo e força no que se acredita, além de buscar ajuda profissional se a pessoa estiver realmente muito abalada.

Conclusão

São muitos desafios, mas para todos existem soluções para se manter a saúde mental, o importante é se manter firme e procurar ajuda sempre que julgar necessário, nunca negligencie a sua saúde.

admin

Empresa de soluções WEB, sistemas e sites, para facilitar a comunicação e a prestação de serviços de nossos clientes. Atendendo clientes em todos os estados do Brasil.