
Quando falamos sobre Adaptação ou Extinção, logo vem em nossa mente a teoria evolucionista de Darwin, pois este afirmava que para sobreviver era necessário se adaptar. O mesmo ocorre também com as empresas atualmente.
As empresas precisam se adaptar aos novos tempos a fim de sobreviver ao mercado que é tão cruel quanto o mundo selvagem. Por isso, é importante que o empreendedor saia do comodismo e arrisque-se, busque novas ideias constantemente.
No mundo dos negócios, muitas vezes ainda prevalece a lei do mais forte, e os pequenos que não estão acompanhando as tendências, estão acomodados ao habitual jeito de trabalhar e não se atualizam, são engolidos pelos mais fortes.
Por que a Teoria evolucionista pode ser aplicada no mundo dos negócios?
A teoria evolucionista de Darwin busca explicar a origem e evolução das espécies. Conforme Darwin, as espécies mudam ao longo do tempo e que por ação da seleção natural, os mais adaptados sobrevivem, gerando uma maior chance de deixar descendentes.
Para sobreviver ao meio em que vivem, muitas espécies se adaptam, apresentando até mudanças genéticas. Portanto, a força e a inteligência não eram fatores primordiais para a sobrevivência, mas a sua capacidade adaptar-se às mudanças.
Mas, o que isso tem a ver com o mercado empresarial? Tudo! Fazendo uma analogia, substituindo as empresas pelas espécies, e as adversidades naturais, pelos obstáculos que todos os empresários enfrentam, veremos a semelhança.
Resumindo, para sobreviver no mercado, as empresas precisam muito mais do que força e inteligência, muito importantes também, mas o que prevalece é a capacidade de adaptação às mudanças.
Como sobreviver no mundo selvagem dos mercados?
Sobreviver às adversidades do Mercado não é uma tarefa fácil, principalmente depois de uma pandemia que possibilitou o fechamento de muitas empresas, sem distinção de tamanho, grande, média ou pequena, muitas fecharam.
Mas, para aqueles que souberam se adaptar, aprenderam muito com esta dura lição. Ainda existem aqueles que superaram as expectativas e alavancaram seus negócios aproveitando a mudança no mercado.
Quer manter sua empresa competitiva a longo prazo? Veja algumas dicas preciosas logo abaixo:
- Estude o segmento que atua constantemente e de forma aprofundada;
- Saiba quem são os seus maiores concorrentes, análise as práticas que eles adotam e que estão dando certo, monitore tendências;
- Atente-se às inovações do seu segmento, incluindo tecnologia, produtos similares, novos fornecedores etc.;
- Mantenha contato com universidades e centros tecnológicos, faça uma pesquisa básica e, posteriormente, a pesquisa aplicada;
- Esteja à frente do seu tempo, esteja aberto para mudanças;
- Sempre esteja aprendendo, busque conhecimento amplo, ou seja, produtos, gestão, inovação etc.
Muitas dificuldades podem surgir, infelizmente não estaremos preparados para todas elas, mas se você estiver sempre aprendendo novas coisas, buscando estar aberto para mudanças, o impacto com certeza será menor.
Conclusão
Extinção é um caminho muito difícil de percorrer, mas infelizmente é o caminho para aqueles que não buscam se atualizar, não buscam melhorias em processos ou se render à tecnologia. Adaptar-se não é fácil, muitas vezes até dói, mas é preciso!