O que são e como funcionam as Metodologias Ágeis?

É importante compreender que o surgimento das Metodologias Ágeis veio da indústria de software, posteriormente, elas se espalharam pelo mundo dos negócios com o objetivo de resolver problemas mais complexos. 

Existem muitas metodologias que auxiliam grandes empresas no desenvolvimento de seus projetos, fazendo com que a taxa de sucesso seja alta e o desperdício de recursos seja baixo. 

Assim, apresentaremos aqui algumas informações que podem ajudar a qualquer empresa a se beneficiar das metodologias ágeis e assim revolucionar todos os seus processos de gestão. Veja logo a seguir.

Qual o conceito de Metodologias Ágeis?

O avanço exponencial da informação e da tecnologia já faz parte do nosso cotidiano. E, de certa forma, isso se deve às novas metodologias que surgem para promover este avanço.

Iniciado em 2001, quando um grupo de desenvolvedores de software se reuniram em Utah, nos EUA, com a finalidade de debater o futuro do desenvolvimento de software com base em suas vivências. 

Daí surgiu o manifesto ágil que possui 4 fundamentos-chave, são eles: 

  • Indivíduos e interações mais essenciais do que processos e ferramentas;
  • Software operando é mais relevante do que documentação;
  • Colaboração com o consumidor mais significativo do que negociação de contratos;
  • Resposta às mudanças é mais fundamental do que seguir uma estratégia. 

Sendo assim, as metodologias ágeis objetivam maximizar os trabalhos das equipes de projetos, assim como, os resultados que são produzidos a partir destes projetos. 

Quais as principais metodologias ágeis?

As principais Metodologias Ágeis são:

  1. Scrum

A mais utilizada atualmente. Dividido em ciclos de 1 a 4 semanas, chamados sprints. Uma lista de pendências, chamada backlog, é feita para as ações. Existe também o Scrum Master que orienta a equipe em relação ao Scrum.

A cada ciclo iniciado é realizada uma reunião de planejamento, priorizando os itens do backlog. A equipe também analisa as atividades que serão realizadas no próximo sprint, a cada ciclo concluído uma reunião é feita para verificar o realizado.

  1. SAFe (Scaled Agile Framework)

É uma metodologia que reúne as práticas de maior sucesso em metodologias ágeis. Contendo princípios do Scrum, XP (Extreme Programming) e do Lean, é uma metodologia em constante evolução.

Suas práticas se estendem aos níveis estratégico, tático e operacional, permitindo que a cada ciclo todos os níveis concluam as tarefas necessárias. Difere um pouco dos Scrum, pois o fim do programa é em 75 dias, com Sprints de 15 dias.

  1. FDD (Feature Driven Development)

Sua metodologia foca no desenvolvimento por funcionalidade, com isso, sua praticidade pode ser comprovada em projetos iniciais ou com codificações existentes. Funciona muito bem com a metodologia Scrum. 

Aqui inicia-se das partes expandindo para o todo, visto que só se entenderá que o modelo está pronto, com a concordância de todas as equipes. A cada fase concluída é feito um relatório para controle. 

Conclusão

A eficácia das metodologias ágeis é indiscutível para resolver problemas mais complexos, no entanto, é importante saber qual a que melhor atende às necessidades de seu projeto.

TI-IDEAL

Empresa de soluções WEB, sistemas e sites, para facilitar a comunicação e a prestação de serviços de nossos clientes. Atendendo clientes em todos os estados do Brasil.