Grandes empresas e multinacionais são líderes em manter os melhores colaboradores em seu quadro de funcionários, e isso se deve a sua grande capacidade de saber medir os resultados e de saber como premiá-los.
A realidade é que os benefícios empresariais podem reter grandes talentos, além de atrair bons profissionais para seu quadro de funcionários. Portanto, saber medir os resultados e utilizar benefícios podem trazer ótimos frutos.
Sabemos que empresas como Google, Facebook, Nubank etc., são empresas que investem sempre em melhorias para atrair e manter os talentos, que obviamente trazem bons resultados e grandes inovações.
Mas, como os benefícios podem melhorar minha empresa?
Muitos ainda não entendem que para se obter os melhores em sua equipe, é preciso investimento, além de ser preciso que a empresa mantenha uma conexão dos colaboradores com a sua marca.
Primeiramente, conheça os princípios da sua marca, o seu DNA, isso permitirá que a empresa possa identificar se os colaboradores estão conectados com ela, só não esqueça de analisar a satisfação de todos com a sua cultura corporativa.
A empresa também precisa rever os benefícios ofertados, pois só assim será possível atrair e reter talentos, tendo em vista que as pessoas se sentirão atraídas por causa das remunerações extras.
Além disso, é importante que a cultura da empresa e os benefícios ofertados estejam interligados, pois só assim a marca será reforçada por meio de seus princípios.
Por exemplo, se a empresa possui como valor a cultura, é essencial que se incentive isso diretamente, ofertando um vale cultura a fim de que os colaboradores se sintam motivados a participar de eventos culturais.
A empresa ainda pode promover eventos culturais dentro da empresa, quem sabe até promover programas de incentivo a revelação de novos talentos, apresentando prêmios que deixem as pessoas inclinadas a participar.
Afinal, como medir os resultados da equipe?
Muitas empresas aplicam métodos para conseguir medir os resultados da sua equipe, um método muito conhecido é OKR, método aplicado pela empresa Google.
O método de Gestão por OKR (Objectives and Key Results), traduzindo, objetivos e resultados-chave. Ele consiste em determinar os objetivos que vão guiar o andamento da empresa naquele momento, sendo estes claros e sucintos.
Os resultados-chave começam do objetivo e ajudam a identificar se a meta foi cumprida. Definir os resultados-chave é uma forma de guiar o setor durante o período, garantindo a efetividade da equipe.
Portanto, é necessário definir metas claras e objetivas, o período de aplicação do OKR deve ser curto e a participação da equipe é fundamental para o bom funcionamento do método.
Além disso, não podemos esquecer que a transparência do processo é um ponto muito importante. Em alguns casos, será necessário rever as metas, obviamente isso dependerá de uma análise da própria equipe.
Conclusão
Trazer os melhores para a sua empresa pode ser uma tarefa desafiadora, mas melhor ainda será manter os funcionários motivados, buscando sempre trazer melhorias para que eles queiram continuar crescendo junto com a sua empresa.