Dicas para Gestores: Entenda sobre a importância de delegar tarefas

Muitos gestores de excelência entendem que precisam delegar tarefas para que possam focar no que realmente importa, mas nem todos conseguem colocar em prática este dilema.

Sim, para muitos delegar tarefas é um dilema, talvez por acreditar que pode fazer tudo sozinho, ou talvez por ter dificuldades em confiar em outras pessoas, ou ainda, por medo de perder o poder etc. 

Enfim, muitas são as questões para dificultar a vida dos gestores na hora de delegar tarefas para outros membros da equipe, deixando-o muitas vezes assoberbado de tarefas, que nem sempre conseguem ser concluídas. 

Afinal, qual a importância de delegar tarefas?

Entender a importância de delegar tarefas pode fazer com que o gestor pare e reflita melhor sobre as prioridades e faça com que entenda o quanto é importante também fazer isso para manter uma equipe mais ativa e unida. 

A ideia de delegar tarefas não tem nada a ver com muitos pensamentos que entendem que o gestor vai perder poder, vai ficar ocioso e se tornar dispensável, ou mesmo, que delegar vai ocasionar erros em algum processo. 

Talvez até muitos tenham receio com relação à falta de confiança na capacidade das pessoas ou até de se sentir incapaz de se comunicar com eficiência, mas superar isso, trará muito mais benefícios. 

Fazer isso faz com que a gestão seja muito mais forte, pois libera o gestor para gerenciar melhor, fazendo com que planeje, organize, acompanhe, supervisione, controle resultados e até inove.

Além disso, permitirá que haja uma pressão menor, ao diminuir a carga de trabalho, fazendo com que os colaboradores possam evoluir e expandir suas habilidades. 

Assim, os colaboradores se sentirão mais motivados e desejosos de crescerem mais de forma profissional e pessoal também, além de ser um crescimento para o próprio gestor ao promover o crescimento de outras pessoas. 

A partir daí, é possível aumentar e melhorar os resultados, pois ajuda os funcionários a utilizar o máximo do seu potencial para atingir os objetivos da organização. A seguir apresentaremos o passo a passo para delegar tarefas sem culpa e, principalmente, evitando o máximo de erros. 

Aprenda o passo a passo para a delegar tarefas

É possível delegar tarefas sem sentir culpa, Gestor. Então, vamos apresentar logo a seguir o passo a passo para delegar tarefas de forma inteligente e prática:

  • Analise e liste todas as tarefas possíveis de serem delegadas;
  • Identifique as pessoas adequadas para realizar cada uma das tarefas listadas, mas sem esquecer de averiguar se a referida pessoa possui experiência ou se já foi treinada para isso, caso contrário, será necessário promover um treinamento;
  • Mantenha um canal de comunicação direto com as pessoas que foram designadas para realizar as tarefas, acompanhe cada passo e esteja aberto para possíveis erros durante a execução. 

Conclusão

Por fim, é necessário compreender que o Gestor precisa delegar tarefas para que o seu foco seja em gerenciar os resultados, além de analisar as possíveis melhorias que podem ser feitas durante cada processo. 

TI-IDEAL

Empresa de soluções WEB, sistemas e sites, para facilitar a comunicação e a prestação de serviços de nossos clientes. Atendendo clientes em todos os estados do Brasil.