Teoria do Estado de Fluxo Flow: O que é e quais são os benefícios para os negócios?

Recentemente perdemos um dos grandes pesquisadores mundiais que colaboraram para a Psicologia Positiva: Mihaly Csikszentmihalyi. É um pesquisador que sempre será lembrado pela Teoria do Estado de Fluxo Flow

Mas, o que é a Teoria do Estado de Fluxo Flow? Como ela pode ser aplicada a um negócio? É possível aplicar esta teoria aos negócios ou somente para a educação? 

São muitos questionamentos que serão respondidos ao longo deste artigo, fique conosco até o final e aprenda como a Teoria do Estado de Fluxo Flow pode ajudar você ou a sua empresa a crescer. 

O que é a Teoria do Estado de Fluxo Flow?

Primeiramente, falaremos um pouco sobre Mihaly Csikszentmihalyi, que é húngaro e se tornou um grande nome e referência global no que se refere à Psicologia Positiva. 

Sua principal contribuição foi relacionada à Teoria do Estado de Fluxo Flow que é um estado de espírito alcançado quando alguém fica totalmente concentrado e motivado em uma atividade. 

Quais são os benefícios da Teoria do Estado de Fluxo Flow?

Bem, os benefícios parecem inúmeros já que temos em nossa atual sociedade, um grande problema que talvez em outros momentos da nossa história não existiu, que é a dificuldade de concentração. 

Estamos expostos a inúmeros estímulos, tais como: redes sociais, vídeos, filmes, música, notícias a todo momento, enfim, infindáveis formas de entretenimento que não sabemos como escolher. 

Sabendo disso, tanto a questão da concentração para o aprendizado escolar quanto a concentração para trabalhar em determinada situação de nossas vidas, podem ser prejudicadas com um bombardeio de estímulos constantes.

A concentração dentro de um negócio é fundamental para exercer a atividade com plenitude, sabendo que está entregando o melhor para o seu cliente, além de ser necessária para ter novos insights para promover crescimento na empresa. 

Afinal, como funciona a Teoria do Estado de Fluxo Flow?

Apresentaremos a seguir algumas atitudes que ajudarão a alcançar o Estado de Flow em sua vida: 

  1. Perceba o trabalho como um jogo, e só pare quando concluir a demanda;
  2. Foque em uma atividade por vez, organize-se e defina prioridades;
  3. Seja autocrítico, mas na medida certa. Caso contrário, a autocrítica poderá paralisá-lo e fazer com que foque apenas nos pontos de melhoria, se isto acontecer, reveja para onde a sua atenção é direcionada no que importa;
  4. Determine metas desafiadores, mas não fora da realidade;
  5. Dê o seu máximo para cada atividade, assim elevará o seu nível de experiência e produtividade;
  6. Busque amar o que faz e o resultado será fazer de você: um profissional mais engajado, produtivo e concentrado, fazendo a diferença nos negócios e projetos que participa;
  7. Busque o seu crescimento pessoal e profissional, e não apenas o resultado final;
  8. Não procrastine.

Conclusão

Agora que entendemos como a Teoria do Estado de Fluxo Flow funciona e como pode ser aplicada a nossa vida pessoal e profissional, não podemos mais perder tempo para colocá-la em prática.  

admin

Empresa de soluções WEB, sistemas e sites, para facilitar a comunicação e a prestação de serviços de nossos clientes. Atendendo clientes em todos os estados do Brasil.