
Muitas questões sobre um projeto, mas sem tempo para obter as respostas antes do teste? Com certeza é o momento ideal de você utilizar a metodologia do Design Sprint.
Primeiramente o Design Sprint consiste em um projeto único para resolver questões críticas por meio de protótipos e testes de ideias com os clientes em até 5 dias, por isso é o método perfeito para acelerar o seu projeto.
Obviamente que existem muitas metodologias que podem ajudar no desenvolvimento do projeto, no entanto, o Sprint tem essa abordagem de resolver questões em menor tempo hábil. Quer saber como? Vamos lá!
Como funciona o Design Sprint?
O Design Sprint é um método muito eficaz para o desenvolvimento de ideias e/ou na resolução de problemas. Portanto, se sua empresa tem ideias ainda no papel e precisa de uma resposta mais rápida, é aqui o seu lugar!
Já sabemos que o tempo de desenvolvimento do projeto ocorre em 5 dias, mas não sabemos como funciona cada passo, não é mesmo? O primeiro passo é separar 5 dias consecutivos, sem interrupção, para a equipe trabalhar.
Afinal, qual o passo a passo do Design Sprint?
Seguem as ações que deverão ser realizadas por cada dia:
- Segunda-feira
- Definir objetivos de curto e longo prazo;
- Estudar todos os pontos negativos;
- Fazer um mapa com os atores (clientes, equipes de venda etc.), com o objetivo (como se dará o final: venda? compra?), escrever e desenhar setas no meio do mapa para melhor visualização, limitar o mapa a 5 fases e peça ajuda de todos da equipe para fazê-lo.
- Terça-feira
Agora é a hora de buscar soluções. Faça um esboço em 4 etapas:
- Anotar tudo;
- Toda ideia é válida;
- Crazy 8s: é uma atividade para ajudar a escolher as 8 melhores ideias em 8 min. Pegue um papel de folha A4 e dobre-a três vezes ao meio para ficar em 8 partes. Em cada parte, coloque a ideia escolhida;
- Faça um rascunho com as melhores ideias de forma detalhada, todas deverão ser julgadas por todos os integrantes em até 30 minutos.
- Quarta-feira
Escolha a melhor solução sempre analisando a que tem maior possibilidade de ser utilizada a longo prazo. Depois, deve-se fazer um Storyboard, que é um plano para um protótipo descrito em etapas.
Os Storyboard devem conter vários painéis que devem contar uma história até a finalização do protótipo. Seja objetivo, cronometre a história por até 15 min.
- Quinta-feira
Agora é o momento de fazer o protótipo, lembrando que deve ser algo provisório, só o suficiente para se ter uma noção real do projeto.
- Sexta-feira
Chegou a hora de apresentar o protótipo aos clientes, aprenda com as reações deles. Pergunte suas opiniões sobre o protótipo e analise-as.
Conclusão
O Design Sprint é uma metodologia bastante útil para avaliar se um projeto é realmente viável em pouco tempo, fazendo com que haja uma taxa maior de sucesso em sua execução com menos desperdício de recursos.