
O Marketplace, mercado de vendas de produtos on-line, tem crescido consideravelmente no mundo inteiro, principalmente durante a pandemia. A previsão de crescimento para 2021 é de um aumento de 16% em relação ao ano de 2020.
Mesmo em meio a tantas incertezas, podemos perceber que os números são bem animadores, já em 2020 o crescimento foi de 26% em relação ao ano de 2019, sendo considerado um crescimento recorde.
Sabemos que muitas empresas precisaram se adaptar à nova realidade, aquelas que não conseguiram, dificilmente sobreviveram. A seguir, apresentaremos como funciona e alguns exemplos de plataformas.
Marketplace: Como funciona?
Funciona como uma plataforma de E-commerce que atua de forma colaborativa, sendo permitido que várias pessoas e empresas possam divulgar e vender seus produtos.
Você deve estar pensando: Então é uma loja virtual? Não, pois atua com várias empresas, diferente da loja virtual que atua apenas com uma. É praticamente um shopping virtual que possui várias lojas e produtos diferenciados.
Então, quando um produto é vendido, parte da comissão é paga para o Marketplace, sendo um jogo que todos ganham, tanto a loja e o Marketplace, quanto os clientes.
Este formato é muito interessante para iniciantes, pois não precisa se preocupar muito com os detalhes ou estrutura de uma loja virtual, podendo alcançar sucesso na internet apenas divulgando os produtos dentro de um Marketplace.
Marketplace: Exemplos de plataformas
Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, mencionaremos apenas as que são mais conhecidas aqui no Brasil. Veja a seguir:
- Magazine Luiza;
- Mercado Livre;
- Amazon;
- Americanas;
- Shopee;
- Casas Bahia;
- Netshoes;
- Extra;
- Dafiti;
- OLX;
- Walmart;
- Submarino;
- Shoptime;
- Ponto Frio;
- Carrefour;
- Buscapé;
- Zoom;
- Etc.
Conheça três plataformas melhores para começar a empreender
Agora que você conhece alguns exemplos, mostraremos três opções para quem deseja iniciar no ramo de vendas on-line por meio de um Marketplace, são elas:
- Shopee – é uma plataforma que foi criada em 2015, em Cingapura. Possui como um dos seus maiores investidores a chinesa Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Considerada uma plataforma confiável com ótima estrutura empresarial e grandes investimentos. Desde 2019 que atua no mercado brasileiro, cobrando uma taxa de 5%, que é um diferencial em relação às outras, que cobram até 20%.
- Mercado Livre – Fundada desde 1999, o Mercado Livre atua com a praticidade de que todos podem vender, comprar e anunciar ao mesmo tempo. Em 18 países, cada um com sua versão própria.
É considerado o principal Marketplace da América Latina com mais de 60 milhões de ofertas em tempo real dos mais diversos produtos, desde mercadorias, imóveis, carros e até serviços.
- Netshoes – Criada nos anos 2000, é uma das grandes plataformas de varejo online, atualmente é a holding de marcas Netshoes (artigos esportivos) e Zattini (loja de moda).
Conclusão
O Marketplace cresceu e abriu portas para muitos que desejavam divulgar e vender os seus produtos on-line, se mostrando ideal principalmente para quem está iniciando, além de ter facilitado e muito a vida dos consumidores.