Torne-se o braço direito dos seus clientes empreendedores.

O tempo em que o contador tomava conta apenas de obrigações contábeis restritas passou, e abriu espaço para o contador agir de forma consultiva com seus clientes, fazendo parte da tomada de decisões. 

Ao oferecer dicas estratégicas ao seu cliente, você não só ajudá-o a obter sucesso, como também se coloca nesse caminho. Então, chega de atuar de forma distante do empresário. 

Para te ajudar, vamos te explicar como dar dicas importantes para empreendedores:

  1. Compreensão:

Antes de tudo, é necessário entender o modelo de negócio da empresa, analisando seus dados anteriores, resultados e de que forma chegaram até eles. 

Ao saber como a empresa funciona, você pode chegar a conclusões importantes e auxiliar o empreendedor a tomar decisões mais inteligentes para corrigir seus pontos fracos.

Além disso, conheça também as dores do próprio empreendedor, descubra quais são suas dificuldades e busque formas de ajudá-lo. 

  1. Consultoria:

Seja direto com seu cliente: ao notar que algo pode estar atrapalhando o bom funcionamento da empresa, diga que pode ajudá-lo e ofereça uma consultoria gratuita.

Mesmo que ele não siga à risca o que você está dizendo, com certeza o impactará de alguma forma e fará com que ele reflita sobre. 

Com isso, você agrega valor ao seu serviço, mostrando-se como alguém que se importa em fazer que aquilo dê certo.

  1. Eduque:

Não deixe seu cliente apenas te passar as obrigações, sem entendê-las. Informe-o sobre suas obrigações contábeis, fale sobre mudanças na lei e descreva a importância de manter tudo em ordem.

Explique sua forma de realizar o serviço, contando os porquês, quais são os benefícios e de que forma isso contribui para a empresa.

Dessa forma, o cliente passa a confiar mais no que está sendo feito e também, passa a te ouvir melhor. 

  1. Confiança:

Ao oferecer dicas, você demonstra sua autoridade no assunto, fazendo com que ele se sinta mais confiante e passe a te valorizar cada vez mais. 

Mas, procure oferecer essas informações de forma facilitada. Lembre-se que mostrar conhecimento em um assunto não é falar difícil, mas sim, fazer-se ser compreendido até pela pessoa mais leiga.

Seja didático e utilize exemplos.

  1. Gestão:

Com o tempo, grande parte dos contadores acabam pegando experiência em assuntos de gestão, pela convivência direta com quem faz essa função.


Se esse for o seu caso, não tenha medo de falar sobre o assunto. É dessa forma que você entenderá as raízes de problemas que impactam na contabilidade da empresa, facilitando seu trabalho, e estreitando o relacionamento com o gestor. 

E, claro, porque o empreendedor pensará em buscar outro contador se você já oferece todas as respostas que ele precisa?

  1. Tecnologia:

A tecnologia veio para ficar e hoje ela faz papel fundamental na vida dos contadores e na dos donos de negócios. 

Mesmo que seu cliente ainda não saiba disso, a tecnologia pode ajudá-lo e você pode ser a pessoa a mostrar isso à ele. Explique porque ela é essencial para a contabilidade, conte sobre seus benefícios e fale sobre como ela pode impactar toda a empresa.

Seja empático e resiliente, principalmente com empresários mais velhos, já que eles podem ter certa resistência à ideia. 

De forma geral, nossa dica é: não tenha medo de falar! Se você entende sobre um assunto e acha que pode auxiliar, auxilie. Nem sempre suas ideias serão ouvidas, mas só de expô-las, você já ganha muito. Principalmente, em assuntos que impactam diretamente na contabilidade.

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