
Afinal, existem vários tipos de inovação? Sim, embora muitos confundam e pensem que a inovação se refira apenas a tecnológica, mas logo mais esclarecemos quais os tipos de inovação existentes no mercado.
A partir do momento que você conhecer os tipos de inovação existentes, será possível identificar qual será o tipo, ou tipos, de inovação que mais se adequa para implementar em sua organização.
Isso mesmo, a empresa não precisa escolher um tipo específico, mas, dependendo do projeto que pretende iniciar, pode-se utilizar mais de um tipo de inovação. Veja a seguir.
Quais os tipos de inovação?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o conceito de inovação, visto que é a implementação de um produto (bem ou serviço), de um processo ou de um método, seja ele novo ou apenas melhorado.
Lembrando que somente será considerada inovação se de fato for implementada, isto é, apenas quando o produto estiver no mercado ou se o método estiver sendo utilizado nas operações da organização.
Agora vamos para os tipos de inovação existentes, são eles:
- Inovação de produto – É o ato de introduzir no mercado um bem ou serviço que seja novidade ou que possua melhoramentos significativos nas características funcionais ou de uso destes produtos.
Os melhoramentos significativos são as mudanças realizadas nos materiais, nos componentes ou entres outras características que tragam benfeitorias de uma forma geral.
- Inovação de processo – É o ato de introduzir um método de produção ou distribuição novo, ou com aperfeiçoamentos significativos, que podem ser de natureza técnica, nos equipamentos ou softwares.
- Inovação de marketing – É o ato de introduzir um novo método de marketing, desde que apresente mudanças relevantes na concepção do produto, da embalagem, na alocação do produto, promoção ou preço.
- Inovação organizacional – É o ato de introduzir um novo método organizacional nas práticas negociais da empresa, ou em seus processos administrativos, ou mesmo, em suas relações externas.
Como podemos aplicar a inovação?
Agora que conhecemos os tipos de inovação, precisamos saber a melhor forma de aplicá-las, afinal, não podemos implementar algo tão importante de qualquer jeito. Conheça as três formas de aplicar a inovação, são elas:
- Radical – É uma transformação total e perceptível no produto, serviço ou processo, este talvez seja o modelo mais comum quando pensamos no que significa a palavra inovação;
- Disruptiva – É uma transformação imperceptível, normalmente busca lançar algo para desestabilizar os concorrentes, deixando determinados produtos até obsoletos;
- Incremental – Esta talvez seja a mais utilizada, visto que propõe uma mudança gradual e periódica, geralmente é utilizada por empresas que pretendem melhorar seus produtos, por exemplo.
Escolher uma das formas mencionadas acima dirá muito sobre como sua empresa pretende se apresentar no mercado, embora não a defina completamente, mas, sem dúvida, deixará sua marca registrada.
Conclusão
Saber os tipos de inovação e as formas de sua implementação, são instrumentos que definem a personalidade da sua empresa no mercado. Portanto, escolha a inovação que mais se identifica com a sua marca e estilo.