
Não é de hoje que a tecnologia é um fator preponderante para a redução de custos e na melhoria do atendimentonas empresas. Mas, atualmente muitas soluções, inclusive de inteligência artificial, têm feito a diferença.
Muitos mercados nos mais variados segmentos já estão utilizando tecnologias que ampliam e agilizam os procedimentos mais repetitivos para direcionar as habilidades humanas para trabalhar mais o “core business”.
A inteligência artificial tem se apresentado nas mais diversas formas, tais como: a Internet das Coisas, chatbots no atendimento, Machine Learning etc. Quer saber como ajudar na redução de custos e na melhoria do atendimento
Afinal, como a tecnologia influencia na redução de custos e na melhoria do atendimento das empresas?
A digitalização não é mais o suficiente, é necessário que se automatize processos, se implemente meios de melhorar o atendimento, organize-se departamentos, e entre outras ações possíveis.
A automação de processos é fundamental para realizar tarefas repetitivas e que antes eram estritamente manuais. É uma forma perfeita para otimizar tempo e estabelecer um padrão para as tarefas, aumentando assim a produtividade.
Além de aumentar a produtividade, reduz consideravelmente erros, proporcionando uma gestão eficaz e segura, independentemente do segmento ou tamanho do negócio.
Aliás, é essencial esclarecer que novas tecnologias de inteligência artificial já estão funcionando de forma similar ao cérebro humano através de redes neurais artificiais, é o exemplo da Machine Learning.
Por meio dela, as máquinas desenvolvem a capacidade de aprender e de desenvolver atividades sem ajuda humana, inclusive podem trabalhar junto com os chatbots, dando mais autonomia e eficiência ao atendimento.
É importante esclarecer que a automação não significa substituir a mão de obra humana, na realidade é simplesmente direcionar esforços para o que mais importa dentro de uma empresa.
A redução de custos ocasionada pela tecnologia vale a pena?
Sabemos que nenhuma empresa sobrevive sem qualquer tipo de tecnologia hoje em dia, seja para controle de estoque, seja para comprar mercadorias, seja para realizar atendimento, enfim, seja qual for o processo.
Com a tecnologia podemos reduzir custos com pessoal, diminuição de erros que podem gerar grandes custos para a empresa, evitar perda de dados ou informações importantes, entre outros.
Obviamente que isso não indica que a empresa deva automatizar todos os processos, isso não é recomendado por nenhum especialista na área de gestão.
Sempre devem existir humanos à frente das tarefas relevantes que geralmente são o carro chefe de qualquer organização, principalmente aquelas que exigem criatividade, imaginação, além do velho e bom contato humano.
Além disso, existem atividades que são melhor executadas por humanos, como é o caso da cultura, da arte, da área de vendas, afinal, só um humano para convencer, emocionar ou tocar outro, não é mesmo?
Conclusão
A tecnologia pode ajudar em muitos aspectos dentro de uma empresa, principalmente, no que se refere à redução de custos e na melhoria do atendimento, mas jamais será capaz de substituir a mão de obra humana por completo.