
Com certeza, o sonho de qualquer contador é conquistar bons resultados para seu escritório e ter o seu trabalho reconhecido. E claro, para alcançar essa posição, é primordial atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Mas, como fazer isso? Aplicando a análise de dados!
Precisamos admitir que
o mercado está lotado de empresas contábeis fazendo mais do mesmo, tornando a escolha para o cliente fácil, já que tanto faz. Portanto, para que um cliente se torne fiel, você deve apresentar diferenciais, você deve agregar valor aos serviços que oferece.
É fundamental ir além dos balancetes e oferecer estratégias que auxiliem, de verdade, as empresas que você atende. É neste ponto que entra a análise de dados e uma postura consultiva.
Se você quer aplicar na sua empresa, nos acompanhe:
Análise de Dados:
A análise de dados é a interpretação de informações carregadas por um sistema. De forma geral, é transformar os números obtidos em inteligência para tomadas de decisão mais assertivas.
Os dados também podem auxiliar o contador a descobrir o que há por trás dos resultados que a empresa está conquistando, fazendo com que mudanças sejam implementadas de forma inteligente, sem desperdício de tempo ou dinheiro.
Benefícios de aplicar a análise de dados:
Além de se destacar dos outros escritórios de contabilidade, há outros benefícios:
Sua Análise de dados: com acesso a informações de qualidade, é possível oferecer soluções inteligentes para quem te contratou, valorizando seu trabalho;
Serviços personalizados: pessoas tendem a pagar mais caro por aquilo que consideram exclusivo, e com a análise de dados, o contador age diretamente sob informações únicas e específicas da empresa;
Aproximação: o contador passa a atuar como verdadeiro conselheiro do empresário, desenvolvendo uma relação de confiança;
Rentabilidade: para além de só falar o que está certo ou errado, você comprova o que está dizendo, fazendo com que o empresário tome a decisão de mudar e a rentabilidade aumente.
Principais tipos de análise de dados:
Descritiva:
O próprio nome o caracteriza: essa avaliação tem como foco descrever os dados, através de relatórios.
Diagnóstica:
Aqui, o papel do contador é identificar as relações entre causa e efeito dos acontecimentos da empresa.
Por exemplo: quais atitudes estão fazendo com que as despesas estejam mais altas; porque os lucros da empresa caíram; o que fez com que a empresa começasse a vender mais; etc.
Preditiva:
Baseando-se em dados passados, o contador ‘’prevê’’ quais serão os próximos resultados que a empresa terá. Dessa forma, é possível pensar em soluções para possíveis problemas.
Prescritiva:
Também com base no histórico de dados, o contador consegue indicar qual o melhor caminho para o empreendedor alcançar os resultados esperados.
Consequentemente, a empresa garante resultados e evita gastos desnecessários.
Como aplicar a análise de dados?
O primeiro passo é conversar com seus clientes e explicar como funciona a análise de dados, com todos os seus benefícios. Assim, ele abrirá espaço para você ter acesso aos dados essenciais.
Depois é hora de colocar todas essas informações em um sistema de gestão, para monitorá-los de perto e começar a interpretação.
A partir disso, você deve ter visão estratégica e oferecer as melhores soluções para o seu cliente.