O RH da sua empresa está preparado para a nova mentalidade do mercado pós-pandemia?

Estamos chegando ao final desse grande pesadelo que foi a pandemia do Coronavírus, à medida que a vacinação avança, mais perto do fim ficamos. Mas, será que o RH da sua empresa está preparado para o mundo pós-pandemia?

Muitos acreditam que tudo vai voltar a ser como era antes, a realidade e os números nos dizem outra coisa. As empresas devem estar preparadas para a nova mentalidade que os funcionários estão adotando com o fim da pandemia. 

Mas, por que devo me preocupar com o RH da empresa? Não é pela parte burocrática, mas a mentalidade dos colaboradores em si, mudou, então como o RH é o setor mais próximo dos colaboradores, a preocupação deve começar daí. 

Com que o RH da empresa deve se preocupar? 

A preocupação está começando nos Estados Unidos, o país está passando por uma crise jamais vista, uma avalanche de demissões está surgindo e não é por parte das empresas, na realidade, está vindo por parte dos funcionários. 

Os Estados Unidos registraram 30 milhões de desempregados desde março, conforme a revista Veja, sendo uma crise que está indo na contramão da esperança do retorno aos escritórios no pós-pandemia. 

E existe uma grande possibilidade de se repetir aqui no Brasil, depois de concluir toda a vacinação, a nova crise promete impactar diretamente as empresas, começando pelo RH.

Mas, por quê? À medida que a economia começa a voltar, as pessoas estão se sentindo prontas para uma mudança, além de experiências traumatizantes, existe também as facilidades vindas por conta do trabalho remoto. 

As pessoas passaram a ter mais tempo para a família, projetos que não saíam do papel estão deslanchando, além de evitar o estresse do deslocamento, entre outros benefícios. 

Claro que muitas empresas pensam em manter parte do trabalho remoto, ou mesmo, modificar para um regime híbrido, a questão é que para muitos funcionários, talvez não seja interessante, além disso, muitos trabalhadores estão ganhando mais prestando serviços como freelancers para várias empresas. 

Afinal, como o RH pode se preparar para essa nova mentalidade pós-pandemia? 

Sabemos que o RH é o setor que está mais próximo dos colaboradores quando o assunto é carga horária, regime de trabalho (híbrido, remoto ou presencial), além de outras dúvidas que podem surgir em relação aos direitos e deveres trabalhistas. 

Desta forma, é importante que o RH esteja preparado para receber esses funcionários, principalmente para tentar adequar ao máximo o funcionário ao regime disponível para aquela atividade. 

Além de estar atento as inúmeras ferramentas tecnológicas para o RH cuidar melhor das pessoas e não só dos processos. A ideia é utilizar a tecnologia ao seu favor para promover uma melhoria não só interna, mas que chegue até o seu usuário final. 

Conclusão

Obviamente que para uma empresa é muito mais barato manter um funcionário do que demiti-lo, por isso é interessante que todos os setores, especialmente o RH, estejam preparados para a nova mentalidade do mundo pós-pandemia. 

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