Ajuste o seu atual modelo de gestão e você aumentará o valor de mercado da sua empresa

Manter a sua empresa saudável a longo prazo é algo muito desafiador, mas chamar atenção de investidores ou mesmo abrir oferta pública de suas ações na bolsa de valores, não tem preço. Isso será possível se você ajustar o seu atual modelo de gestão, fazendo o valor de mercado da sua empresa crescer.

O crescimento da empresa é medido pelo seu valor de mercado, se ele está em crescimento constante, com certeza mostrará que sua empresa está saudável, com as contas em dia e, principalmente, pronta para crescer no mercado. 

Para isso, será necessário avaliar muitos números e balanços, além de outras métricas que envolvem receita, lucro líquido, entre outros valores importantes para as pessoas que podem vir a se interessar em investir em seu negócio.

Como funciona o modelo padrão de gestão de uma empresa no Brasil? 

Quando a empresa começa a funcionar, geralmente o proprietário é o único a tomar decisões, no entanto, quando começa a crescer, isso se torna muito complicado, afinal lidar com muitos setores ao mesmo tempo pode ser algo muito estressante, além de ser bastante problemático, pois o risco de erros passarem despercebidos é bem maior. 

O modelo de gestão padrão no Brasil passa por três pilares que é o Planejamento, Comando e o Controle, ou seja, uma pessoa ou um grupo de pessoas são responsáveis por planejar os rumos de toda a organização. 

Pode até funcionar para algumas empresas, porém, hoje por conta da volatilidade do mercado, pela nova mentalidade dos trabalhadores que dificilmente desejam passar muitos anos em uma empresa e já existem empresas com modelos mais ágeis para se trabalhar.

O que fazer para a minha empresa aumentar o valor de mercado? 

Trocar o modelo antigo de Planejamento, Comando e Controle por um modelo que traga Liberdade com Responsabilidade é essencial. Não estamos falando de uma mudança superficial, mas uma mudança verdadeira e significativa nos processos da empresa.

O modelo proposto é baseado em métricas e indicadores (KPIs e OKRs), e estes são bem definidos, permitindo que os colaboradores tenham liberdade para alcançar seus próprios resultados. 

A ideia é focar no resultado (fim) e não com o processo e a burocracia (meio), é partilhar com seus colaboradores os resultados da sua empresa, dando mérito para aqueles que se mostrarem mais relevantes no negócio e que geram mais resultados. 

Premiar as pessoas mais valiosas e que possuem o melhor desempenho dentro do negócio facilitando até a compra, ou dependendo do caso, ganhando as ações, dependendo do caso, permitindo que o funcionário saia da posição de trabalhador e passe a fazer parte do crescimento da empresa, permitindo que a organização venha alçar voos maiores no mercado.

Conclusão

Uma simples mudança no modelo de gestão pode trazer bastante valor para a sua empresa, não só melhorando os seus resultados, mas também atraindo olhares de investidores, assim como, abrindo as portas para uma possível entrada na Bolsa de Valores.

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