Negociar é uma arte que traz sucesso e dinheiro

Muitas pessoas desconsideram que negociar é uma arte e que ela deve ser desenvolvida diariamente, principalmente, por empreendedores. Aliás, todos os dias milhares de empreendedores negociam o dia inteiro.

Muitos empreendedores negociam e nem sabem que estão negociando, isto acontece porque negociar vai da simples conciliação na equipe, em realizar novas vendas e até administrar as contas.

A arte de negociar é algo fundamental para uma empresa crescer de forma saudável e bem-sucedida. Mas, existe uma fórmula ou técnicas que ajudam a aprimorar as negociações? Sim, com certeza! Veja a seguir.

Afinal, como posso ser um bom negociador?

Existem algumas dicas importantes para se tornar um bom negociador, apresentaremos algumas delas para aprimorar esta qualidade em sua vida pessoal e profissional. São elas:

  1. Esteja preparado: Estar preparado demonstra segurança em solucionar o problema, além de transmitir credibilidade. Evite apelar para o lado emotivo.
  2. Conduza a conversa: Se você estiver preparado, com certeza saberá conduzi-la. Tenha sempre um olhar voltado para as possíveis objeções e tenha resposta para todas elas, mantenha sempre as rédeas da conversa em suas mãos;
  3. Transmita calma: Nunca se apresse em conduzir uma negociação, afinal, ao demonstrar nervosismo ou pressa em concluir um negócio, a pessoa pode enxergar que há algo errado, mesmo não havendo, e retrair-se;
  4. Evite ser egoísta: Negociar é chegar a um acordo que beneficie as duas partes, nem sempre será benefício só para você, se enxergar assim, é mais fácil de conseguir o resultado que deseja;
  5. Esteja preparado para o “não”: Nem sempre o não é um mau sinal, afinal, se você for um bom negociador, com certeza estará analisando os motivos e contornando as objeções para que o “não” vire um “sim”;
  6. Realize perguntas pertinentes: Negociar não é fechar um acordo simplesmente, mas é buscar resolver problemas. Ao entender e buscar resoluções para os problemas, as chances de uma negociação ter sucesso é bem maior.

Saiba quais os tipos de negociação existentes

Agora que já sabe como ser um bom negociador, você precisa conhecer os três tipos de negociação existentes. É importante compreender como funciona para que você não ache que só é um eterno ganha-ganha.

A primeira é a negociação perde-ganha que é muito comum no meio comercial, onde um dos lados precisa perder para o outro ganhar. Aqui geralmente se tenta negociar um preço justo para ambos.

A outra mais conhecida é a negociação ganha-ganha que geralmente ocorre em parcerias, pois aqui há oportunidades de aumentar e melhorar o valor e os resultados para ambos.

A última é a negociação criativa, nesta há uma abertura de ambos para buscar soluções, geralmente é realizada em equipes que possuem interesses comuns e buscam melhores estratégias para solucionar um problema.

Conclusão

Ser um bom negociador é uma arte que não se leva somente para a vida profissional, afinal, em tudo em nossa vida precisamos negociar. Portanto, domine a arte de negociar e terá sucesso na vida e nos negócios.

admin

Empresa de soluções WEB, sistemas e sites, para facilitar a comunicação e a prestação de serviços de nossos clientes. Atendendo clientes em todos os estados do Brasil.