Após diversos estudos, Carol Dweck, chegou à conclusão de que Mindset é a nossa atitude mental e, ao mantermos o controle, ela pode influenciar positivamente na vida de qualquer pessoa. Mas, é possível desenvolver um Mindset de crescimento?
Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, escreveu um livro sobre Mindset explicando o seu conceito e como podemos desenvolvê-lo.
Ela apresenta a ideia de que Mindset é o modo de encarar a vida, o que explica como a pessoa é otimista ou pessimista e como isso pode determinar o seu desenvolvimento profissional ou pessoal.
Mas, como funciona o Mindset?
Foram identificados dois tipos de mentalidades, uma fixa e outra progressiva, porém, também se constatou que apenas uma delas pode levar ao verdadeiro sucesso.
As pesquisas buscavam compreender como as pessoas lidavam com o fracasso, por isso, observou-se o comportamento de crianças que foram apresentadas a vários jogos, que iam do mais fácil ao mais difícil.
Surpreendentemente as crianças observadas demonstraram gostar de desafios, que gostaram de aprender com coisas mais difíceis, apresentando expressões de satisfação.
A surpresa se devia ao fato de que para ela, as pessoas ou sabiam lidar com o fracasso ou não, não havia alternativa, por isso, nunca pensou que alguém gostasse de errar e falhar.
A partir dali, tentou-se descobrir qual era a mentalidade capaz de transformar o fracasso em um dom, pois na mente daquelas crianças não existia fracasso, talvez nem soubesse o significado, talvez por isso não eram desestimuladas, apenas achavam que estavam aprendendo.
Além disso, ainda se concluiu que a opinião que temos sobre nós mesmos afeta a maneira que encaramos a vida, pois ela define o que desejamos ser e o que realizamos de importante. É, portanto, uma crença que transforma a vida.
Como uma crença pode transformar uma vida?
Agora que sabemos os dois tipos de mentalidades, que é o Mindset fixo e o progressivo, é importante saber como funciona. Veja abaixo:
- Mindset fixo – A pessoa acredita que suas qualidades são imutáveis, obrigando-se constantemente a provar para si o seu valor, fazendo-a reforçar esse comportamento positivamente.
Desta forma, se a pessoa é inteligente, ela busca reforçar sua inteligência constantemente, o que torna desagradável pensar que suas características fundamentais são deficientes.
- Mindset progressivo – A pessoa acredita que pode estabelecer uma crença de que é capaz de cultivar qualidades por meio do esforço, embora compreenda que existam pessoas com aptidões especiais.
Portanto, cada um pode se desenvolver e se modificar por meio do esforço e da experiência, o que não determina limites para o potencial de cada um.
Assim, o Mindset progressivo é a mentalidade que devemos adotar, não devendo se perder tempo em afirmar nossas qualidades, se na verdade podemos simplesmente aperfeiçoá-las.
Conclusão
Com isso, descobrimos que é possível viver em constante aprendizagem e que mudar a mente de um Mindset fixo para um progressivo é uma escolha, o que depende apenas do nosso esforço e da nossa persistência.