É possível empreender mesmo com pouco dinheiro?

Muitos duvidam disso, mas a realidade é que é possível sim! É verdade que sem investimento fica muito complicado empreender, mas com pouco dinheiro muitos empreendedores fazem verdadeiros milagres.

Lógico que qualquer negócio precisa de um planejamento antes, assim já nesta etapa, se você conseguir otimizar esse investimento, poderá obter resultados significativos para o seu empreendimento.

Em outros casos, muitos conseguem empreender sem qualquer investimento, por exemplo, um curso online pode ser ofertado cobrando apenas a taxa de matrícula, assim já se obtém o recurso para se investir no negócio.

Empreender é possível mesmo com pouco dinheiro

Mesmo em meio à pandemia, o crescimento do empreendedorismo é evidente, como mostram os dados do Ministério da Economia, no terceiro quadrimestre de 2020, houve um aumento de 8,4% do número de Microempreendedores Individuais (MEI).

Sabemos também que isso é o resultado de muitas pessoas buscando renda ou aproveitando alguma oportunidade para complementá-la, afinal, muitos perderam os seus empregos durante a pandemia.

Desta forma, muitas pessoas enxergaram a possibilidade de iniciar o seu próprio negócio dentro de casa vendendo produtos, prestando algum tipo de serviço, atuando pela internet exclusivamente ou aliando os dois ao mesmo tempo.   

Para os especialistas, começar com zero recurso é impossível e os valores podem variar de acordo com o tipo e a escala do negócio, mas qualquer novo negócio irá demandar tempo e dinheiro para iniciar e se manter por pelo menos 1 ou 2 anos.

Além disso, não se pode iniciar um negócio pensando em ganhar muito dinheiro logo no começo, a realidade é que todo começo é difícil e existem riscos que precisam ser avaliados.

Como empreender com pouco dinheiro?  

Agora que sabemos que é possível empreender com pouco dinheiro, talvez você deva estar se perguntando: Como posso fazer isso? Bem, em primeiro lugar, é preciso planejamento, é necessário estudar antes de abrir qualquer negócio.

E o estudo inclui vários pontos: Qual produto ou serviço trabalhar? Existe procura no mercado? Conheço meu público-alvo? Como bons fornecedores, seja de matéria-prima ou do produto em si? Os recursos que possuo são suficientes para iniciar? Meu negócio será pela internet ou presencial?

Enfim, são muitos questionamentos que precisam ser analisados antes de iniciar qualquer negócio e todas as respostas devem ser estudadas com cuidado a fim de evitar problemas futuros que podem gerar grandes prejuízos.

Mesmo assim, se você souber analisar bem todos os pontos, com certeza será possível encontrar algo que seja mais viável para suas condições. Uma alternativa que geralmente não precisa de muito investimento é o e-commerce.

No entanto, não significa que não haja riscos, o ideal é que sempre se analise tudo com muita cautela, evitando cair em promessas de ganhos fáceis e rápidos pela internet, todo cuidado é pouco, portanto, muita atenção!

Conclusão

Com isso, entendemos que é possível sim empreender mesmo com pouco dinheiro, mas todo negócio precisa de um tempo de maturação para se tornar algo mais sólido e que possa crescer mais no futuro.

admin

Empresa de soluções WEB, sistemas e sites, para facilitar a comunicação e a prestação de serviços de nossos clientes. Atendendo clientes em todos os estados do Brasil.