Como fazer uma planilha de controle financeiro? Para o que serve?

Planejar os gastos e as receitas do seu negócio ou da sua vida pessoal é de suma importância. Então, veja como fazer uma planilha de controle financeiro!

Isto é essencial para controlar o uso do seu dinheiro e controlar sua vida financeira como um tudo. Para esse propósito, é criada a planilha de controle financeiro.

Essa planilha pode auxiliar tanto em contextos familiares quanto em contextos empresariais. A necessidade de uma educação financeira surge com as estatísticas cada vez mais altas de pessoas endividadas e de negócios falidos.

Muitas pessoas usam a planilha de controle financeiro para planejar gastos necessários, assim como para criar um saldo de emergência.

Pensar no contexto empresarial torna mais complexa a discussão, haja vista os impostos fiscais e a prestação de contas com o estado. Porém, em ambos contextos fica clara a presença crescente do uso dessas planilhas.

Se você ou seu negócio ainda não entraram na moda (mais que eficiente), das planilhas de controle financeiro nós iremos te ajudar nesse artigo.

O que é a planilha de controle financeiro?

De onde vem, do que se alimentam, para onde vão? Muitas dúvidas podem surgir ao pensar no assunto, mas vamos esclarecê-las.

O principal passo para que uma nova empreitada na nossa vida dê certo é conhecer tudo possível sobre determinado assunto. E, para que sua planilha de controle financeiro seja utilizada com sabedoria e traga frutos ao seu favor, é preciso que tenha esclarecido o que ela é.

Essa planilha se baseia no conhecimento e controle da sua vida financeira. E, quando falamos de controle da vida financeira estamos pensando principalmente em organização de todo o dinheiro que entra e sai do ‘caixa’.

É claro que, pensar no controle pessoal, pode ser mais tranquilo elaborar esta planilha. Isto porque envolve gastos com o carro, com a escola do filho, com o aluguel, dentre outros.

E, entram receitas como o salário mensal, ou aquele trabalho freelancer que você fez.

Já no âmbito empresarial envolve os investimentos e as vendas/prestações de serviço, assim como os gastos com o aluguel do espaço, o salário dos funcionários e impostos prediais, por exemplo.

Conforme já adiantado esse controle financeiro serve para organização do dinheiro, o que diminui e até evita prejuízos.

Outro objetivo é o estabelecimento de metas do negócio ou da vida pessoal. Por exemplo: para realizar aquela viagem desejada ou para fazer aquele investimento de alto custo, é interessante que o gasto seja especificado na planilha para que não desregule o balanço comercial.

Como fazer uma planilha?

Para criar uma planilha de controle financeiro do zero, é preciso um conhecimento de ferramentas que trabalham com planilhas, por exemplo, o Excel. Calma, não será tão difícil assim controlar a sua vida financeira, pois, na internet possui diversos modelos existentes.

Primeiramente, é necessário elaborar a estrutura da planilha de controle financeiro. E, isso parte do ponto anterior, ou seja, algumas categoriais terão que se adequar ao seu estilo de vida, ou ao tipo de receita que seu negócio trabalha.

Essa estruturação e criação de categorias é importante para que não fique nada de fora da organização. Faça uma parte de “entradas” e “saídas”. Esta seção destinada aos gastos deve ser separada de acordo com o setor da vida.

Existem vários tipos de planilhas, e cada uma pode ser mais eficiente para o fim desejado. Porém, o que se deve atentar é manter a planilha atualizada sempre que realizar gastos.

Tal atualização contínua e a análise dos dados inseridos pode fazer com que gastos desnecessários sejam cortados. E, que o dinheiro destes seja investido ou economizado para outros fins.

Esperamos ter ajudado, fique sempre atento aos novos modelos de planilhas e sempre as atualize.