Segundo o relatório Doing Business de 2014, elaborado pelo Banco Mundial, o Brasil é o país de maior burocracia fiscal do mundo. E claro que isso interfere diretamente no empreendedorismo do país. Sobre isso, a empresa de gestão Nibo informa que 92% das indústrias são afetadas por excesso de demandas de fisco, 42% das empresas têm na alta carga tributária um empecilho para seu crescimento e 17% dos negócios brasileiros vão à falência por conta da complexidade burocrática.
Observando esse cenário fica nítida a importância do contador para a manutenção de um empreendimento. Mas quando a burocracia deixa de ser uma oportunidade de atrair clientes para seu escritório e passa a afastá-los?
O trabalho de um bom contador envolve muito mais que meras questões burocráticas. Além de elaborar balanços que apresentam a realidade econômico-financeira do empreendimento do cliente, o contador deve desenvolver avaliações gerenciais a partir dos dados levantados e ajudar seu cliente a aumentar sua lucratividade e rentabilidade.
Quando o contador deixa de analisar os números de forma a apontar possibilidades e projetar oportunidades, seu trabalho passa a ser visto como um serviço técnico e organizacional, perdendo parte do seu valor por não atender todas as necessidades do cliente.
Além disso, temos um outro ponto que deve ser exposto, relacionado ao novo perfil empreendedor: jovens de 25 a 34 estão empreendendo mais em nosso país.
Mas, o que de fato este dado afeta no seu escritório?
Se você não traz possibilidades para que este público saiba da sua existência ou mesmo não amplia a suas formas de atendimento, de maneira que facilite o contato dele com você, certamente a sua empresa contábil terá grande queda na demanda de novos clientes.
Por este e outros motivos, é importante que seu escritório contábil expanda sempre o seu olhar para além da papelada e das normas burocráticas. Coloque o seu conhecimento a serviço do seu cliente e garanta seu posicionamento no mercado.